Espaço Cultural Dr. Liberato
![]() |
![]() |
![]() |
TEMPORARIAMENTE FECHADO
O prédio que sedia o Espaço Cultural Dr. Liberato foi construído no ano de 1935 para sediar a Estação do Trem. Antes disso, no entanto, a linha se estendia até Canela desde 1903. A Estação do Trem contribuiu de forma fundamental para o desenvolvimento da cidade.
A linha férrea foi desativada em 1965, com a implantação de rodovias e o advento dos automóveis, caminhões e ônibus, e então o prédio passou a sediar a Prefeitura Municipal. No ano seguinte, a Câmara de Vereadores agregou-se ao prédio e, em 1970, desligou-se dele.
Depois de 23 anos, em 1988, ele deixou de sediar a Prefeitura, passando a abrigar a Biblioteca Pública Municipal Dr. Liberato. Dez anos após, em 1998, foi declarado de utilidade pública para fins de preservação e tombamento através do decreto municipal nº 2320.
No ano de 2009 a Biblioteca Pública mudou-se para outro endereço (no Complexo Cultural CEI) e o local converteu-se no Centro Municipal de Informação e Ludicidade Dr. Liberato (CEMIL) que compreendia o Espaço do Leitor, um balcão para informações, o Memorial do Trem, a Brinquedoteca e um Telecentro Comunitário.
No ano de 2016 as instalações foram reformadas e um novo ambiente foi agregado: a Galeria Municipal de Arte de Campo Bom (GMACB). A reinauguração foi em 15 de julho de 2016 com o nome de Espaço Cultural Dr. Liberato.
Além de todos esses ambientes, o prédio abriga o Conselho Municipal de Educação de Campo Bom e a Fundação Cultural de Campo Bom, ambos no 2º andar.
A comunidade pode desfrutar dos serviços de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 9h às 12h.