Eventos tradicionalistas de 2014 já têm data marcada

Os eventos tradicionalistas no próximo ano já têm data para ocorrer: de 27 de fevereiro a 9 de março. Nesta data, tão aguardada por amantes da cultura rio-grandense, ocorrerão no Parque Municipal do Trabalhador (PMT) o 36º Rodeio Nacional de Campo Bom, 12º Bivaque da Poesia Gaúcha e 13º Acampamento da Canção Nativa, além do inédito Acampamentinho da Canção Nativa. O lançamento da programação ocorreu semana passada no PMT, ocasião em que autoridades tradicionalistas conheceram algumas novidades previstas para 2014 na estrutura do parque que estará ainda melhor para receber o público. Na ocasião a Prefeitura também apresentou o regulamento dos festivais e reconheceu entidades tradicionalistas da cidade que têm se destacado por eventos pelo RS.

No evento de lançamento da programação, o público pode conferir apresentações da invernada juvenil do CTG M´Bororé (campeã do Juvenar) e das invernadas mirim e adulto do CTG Guapos do Itapuí, campeã do Festmirim e vice-campeã do Enart, respectivamente. A seleção de laço da 30ª Região Tradicionalista, terceira colocada na 25ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) também esteve presente para receber uma homenagem da Administração Municipal.  Em seu discurso, a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Ieda Lauxen, ressaltou a importância dos CTGs da cidade na construção desse evento. “Para fazer um evento ainda melhor em 2014 a parceria das entidades que constroem o tradicionalismo no município são essenciais”, explicou.

Novidades no PMT

A área do estacionamento do Parque do Trabalhador será ampliada para os eventos tradicionalistas, assim como o local para acampamento de lonas. As novidades ainda vão além, com melhorias no sistema viário, simplificação do acesso e saída de carros, melhorias no sistema hidráulico e nos sanitários, diversificação do comércio local e ampliação da área comercial, áreas para exposições e inclusive shows na praça de alimentação.

Evento inédito

O 1º Acampamentinho da Canção Nativa irá incluir os jovens e as crianças na música tradicionalista. Pela primeira vez esse festival será realizado paralelamente ao Acampamento e ao Bivaque. Ele se destina a revelar intérpretes mirins, prestigiando cantores de 5 a 17 anos de idade. O diferencial é que nessa disputa os concorrentes interpretarão músicas que já passaram por edições anteriores do Acampamento da Canção Nativa.

Confira o cronograma dos eventos tradicionalistas de 2014

27/02 –1º Acampamentinho