1ª Feira da Ciência e Tecnologia acontece até quarta-feira (13) no Ginásio do CEI

O Ginásio de Esportes do CEI, em Campo Bom, transformou-se, nesta semana, em um grande laboratório. Começou nesta segunda-feira (11), e segue até quarta (13), a 1ª FECITEC – Feira da Ciência e Tecnologia, um espaço para alunos e professores das redes municipal, estadual e privada apresentarem projetos de pesquisa que estimulam o pensamento científico, a criatividade e o protagonismo estudantil.
A abertura oficial do evento aconteceu na tarde desta segunda-feira, com pronunciamentos da secretária de Educação e Cultura, Mara Daubermann, e do prefeito Giovani Feltes. A banda da EMEF CEI abrilhantou o momento e movimentou as arquibancadas do ginásio, antes do início da visitação aos trabalhos expostos.
Em sua fala, o prefeito ressaltou o cuidado que a gestão municipal tem com o aprendizado das crianças e jovens campo-bonenses. “A Feira de Ciência e Tecnologia oportuniza aos alunos das três redes de ensino, compartilharem saberes e mostrarem sua criatividade. Parabéns à secretária Mara e a todos os profissionais que não mediram esforços para que realizássemos mais essa grande evento”, ressaltou o prefeito.
Para a secretária Mara, o desenvolvimento desses trabalhos é fundamental, porque amplia o aprendizado para além da sala de aula, estimulando a pesquisa, a criatividade e a resolução de problemas reais. “Ao colocar em prática o que aprendem, os alunos desenvolvem autonomia, pensamento crítico e habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e comunicação. Além disso, projetos como os apresentados na FECITEC despertam talentos, fortalecem o interesse pelo conhecimento e preparam os estudantes para os desafios acadêmicos e profissionais do futuro.”
Os trabalhos expostos na feira foram desenvolvidos ao longo dos últimos meses e passarão por avaliação de uma comissão especializada. As melhores iniciativas receberão troféus, medalhas e destaque em diferentes categorias. As premiações acontecerão em dois momentos: nesta terça-feira (12), às 18h, para os participantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e na quarta-feira, às 17h30, para a Educação Infantil.
O tema central da FECITEC está voltado para a ciência e sua aplicação no cotidiano, com a apresentação de projetos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Durante os três dias, além da mostra de projetos, os participantes e visitantes poderão vivenciar experiências práticas com planetário, trilhas, oficinas, hora do conto e atividades com o CEMEA – Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler.
Foto: Fernando Santos/PMCB