1ª Feira da Ciência e Tecnologia começa segunda (11) no Ginásio do CEI

Inicia na segunda-feira (11) e segue até quarta (13), no Ginásio do CEI, a 1ª FECITEC – Feira da Ciência e Tecnologia, de Campo Bom. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), cuida dos últimos detalhes para mais esse grande evento, que será um espaço para alunos e professores das redes municipal, estadual e privada apresentarem projetos de pesquisa que estimulam o pensamento científico, a criatividade e o protagonismo estudantil.
A abertura oficial da FECITEC acontece na segunda-feira, às 13h30, marcando o início de três dias intensos de apresentações, descobertas e troca de conhecimentos. Os trabalhos que estarão expostos na feira foram desenvolvidos ao longo dos últimos meses e passarão por avaliação de uma comissão especializada. As melhores iniciativas receberão troféus, medalhas e destaque em diferentes categorias. As premiações acontecerão em dois momentos: no dia 12 de agosto, às 18h, para os participantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e no dia 13 de agosto, às 17h30, para a Educação Infantil.
“Toda a atividade que instigue nossas crianças e jovens à criatividade e à pesquisa encontrará guarida na nossa gestão. A FECITEC foi preparada com muito esmero e, tenho certeza, será impactante na vida de muitos dos nossos alunos, não somente da rede municipal, mas também das escolas estaduais e privadas”, observa o prefeito Giovani Feltes.
A secretária de Educação e Cultura, Mara Daubermann, destaca o alcance da feira na aprendizagem dos alunos: “A FECITEC é mais uma iniciativa que reforça nosso olhar para uma educação transformadora. Estimular a pesquisa e a ciência desde cedo é abrir portas para um futuro mais consciente, criativo e preparado.”
O tema central da FECITEC está voltado para a ciência e sua aplicação no cotidiano, com a apresentação de projetos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Mais do que uma feira de ciências, ela valoriza o fazer pedagógico, incentiva o trabalho em equipe e promove o espírito investigativo entre os estudantes, reforçando o compromisso do município com uma educação de qualidade e inovadora. Durante os três dias, além da mostra de projetos, os participantes e visitantes poderão vivenciar experiências práticas com planetário, trilhas, oficinas, hora do conto e atividades com o CEMEA.
Foto: Divulgação PMCB