Como Campo Bom se tornou um lugar melhor e mais justo para todos? Veja 7 porquês

Com forte trabalho de promoção do desenvolvimento social, cidade avançou muito na garantia de direitos das pessoas que mais precisam nos últimos sete anos

Todos os campo-bonenses, sem distinção de qualquer natureza, vivem hoje num lugar melhor e mais justo, destino final de um caminho que foi pavimentado e trilhado nos últimos sete anos. Com ações e projetos que promoveram o desenvolvimento social, a administração municipal assegurou direitos das pessoas que mais precisam da proteção do poder público.

Combate à violência contra a mulher

As mulheres campo-bonenses hoje têm uma rede de combate à violência doméstica estruturada e eficaz, construída com muito esforço nos últimos sete anos. O acolhimento e atendimento da vítima agora é especializado e humanizado, seja no ato da denúncia na polícia, no hospital ou mesmo no suporte jurídico pós-denunciação.

Tudo começou em 2018 com a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Em 2020, foi inaugurada a Sala das Margaridas junto à Delegacia de Polícia Civil, apenas a 10ª do RS na época. Em 2022, foi instalada a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal. A Sala Lilás do Hospital Dr. Lauro Reus foi inaugurada em 2023.

Hoje, cerca de 32 mulheres vítimas de violência são atendidas por mês em Campo Bom, com total atenção e suporte dos serviços da rede de proteção social do CREAS. Desde 2021, o município tem convênio com instituição sigilosa para abrigar as mulheres em situação de violência doméstica.

O trabalho consiste não apenas na proteção da vítima, mas também na prevenção, com aulas de defesa pessoal gratuitas à disposição para todas as mulheres desde 2021, um projeto desenvolvido com parceria da Polícia Civil. Por tudo isso, Campo Bom ingressou, em 2022, no Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Políticas para Mulheres do RS, grupo de cidades gaúchas que contam com políticas públicas para mulheres.

Campo Bom Solidário

O Campo Bom Solidário, campanha do agasalho que aqui dura o ano inteiro, faça chuva ou faça sol, ajudou mais de 4,7 mil pessoas nos últimos três anos. O projeto, por meio da doação de roupas, ajuda quem mais precisa a encarar os dias frios do inverno e os dias mais quentes do verão, garantindo, todos os dias, dignidade a todos.

Um dos diferenciais da campanha é que as pessoas podem escolher as roupas que melhor vão lhe servir, mais um aspecto que visa garantir dignidade a quem está em situação de vulnerabilidade social. A próxima ação é no dia 18 de maio, no Ginásio Municipal, das 12h30 às 16h.

O trabalho, tanto no combate à violência contra a mulher quanto na campanha do agasalho, é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pelo Gabinete da Primeira-dama Kátia Orsi.

Ajuda nas enchentes de 2023

O Rio Grande do Sul foi atingido por ciclones extratropicais e fortes chuvas em 2023 e Campo Bom sofreu sete vezes com cheias do Rio dos Sinos no ano, registrando desabrigados em cinco enchentes. A Prefeitura montou alojamento no Ginásio Municipal para acolher os desabrigados, um total de 153 pessoas. O apoio, neste momento tão difícil, contou com o transporte dos ilhados, alimentação, doação de roupas, produtos de higiene e limpeza, móveis e ajuda na recuperação de documentos.

Moradia digna

Garantir moradia digna a todos os campo-bonenses está entre os principais compromissos do governo municipal nos últimos sete anos. A construção do Loteamento Vida Nova, no bairro Aurora, é prova disso. Com recursos próprios e do Governo do Estado, a Prefeitura está investindo mais de R$ 15 milhões para tirar 89 famílias de uma ocupação irregular em área de risco — sob os fios de alta tensão da Eletrosul.

A regularização fundiária tem papel importante no cumprimento deste compromisso assumido com a população. Em 2022, o Município concluiu processo de legalização dos imóveis de 465 famílias dos loteamentos Bem Viver I e Bem Viver II. Antes disso, já haviam sido regularizados os loteamentos Rio Branco, Morar Melhor, União, Recanto da Paz e Renascer.

Mutirões de empregos

A administração não mediu esforços para ajudar aqueles que estavam à procura de emprego. Com apoio das empresas locais, cinco mutirões foram realizados, aproximando as vagas das pessoas e somando 2,5 mil entrevistas.

Centro do Idoso

Com investimento de mais de R$ 800 mil, a administração municipal construiu o Centro de Convivência da Pessoa Idosa. Inaugurado em janeiro de 2024, o espaço é moderno, em área central, garantindo aos idosos um local adequado para a realização de atividades em grupo e, assim, a dignidade da pessoa idosa.

Transporte social

Com a ampliação da atuação do transporte social, Campo Bom assegurou a todos os direitos à saúde e à educação pública. O fortalecimento do serviço, gradual, registrou, por exemplo, aumento de quase 35% de 2022 para 2023. São contabilizados os deslocamentos de pacientes para consultas médicas, realização de exames, cirurgias, fisioterapia, quimioterapia em outros municípios, como Porto Alegre e Taquara, além dos transportes do campo escolar, como da APAE.

Foto: Divulgação/JP4