Nova doação de órgãos do Lauro Reus ajuda a salvar mais vidas
Captação de fígado, rins e córneas, nesta quarta-feira (23), renovou esperança de cinco pessoas à espera por transplante
O Hospital Dr. Lauro Reus registrou, nesta quarta-feira (23), a segunda doação de órgãos desde a instalação, em janeiro, de comissão intra-hospitalar capacitada para falar sobre o assunto com famílias de pacientes com morte encefálica. Fígado, rins e córneas foram captados de paciente de 45 anos, renovando esperança de cinco pessoas em lista de espera por transplante, de acordo com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Porto Alegre.
Com apoio da Prefeitura, trabalho liderado pelo Gabinete da Primeira-dama Kátia Orsi, a comissão foi instalada no hospital para combater a falta de informação e a não compreensão da morte encefálica, ajudando a família a aceitar a perda e encontrar no ato de salvar outras vidas um significado para a dor do luto. Um doador pode salvar até oito vidas. A primeira captação ocorreu em abril, fígado e rins, encaminhados para três transplantes no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e na Santa Casa.