Campo Bom realiza mais de 40 mil atendimentos em saúde no mês

Mas as faltas em consultas médicas ainda preocupam
A saúde pública de Campo Bom segue alcançando números expressivos nos atendimentos realizados nas unidades da rede municipal. No total, durante o mês de junho, foram 40.894 atendimentos gerais registrados, que incluem procedimentos como pré-câncer, vacinas, curativos, aferição de pressão, orientações e outros serviços essenciais de atenção básica. Além disso, 13.530 foram consultas médicas realizadas nas unidades básicas de saúde e centros especializados. O número evidencia o esforço contínuo da gestão municipal em garantir acesso ao atendimento médico de qualidade para a população.
No entanto, um dado chama a atenção: 1.219 pessoas faltaram às consultas médicas previamente agendadas, o que representa cerca de 9% dos atendimentos. A ausência dos pacientes representa um problema recorrente que impacta diretamente na eficiência do sistema, gerando desperdício de vagas e comprometendo o atendimento de quem mais precisa.
O prefeito Giovani Feltes, destaca a importância da conscientização da população: “Sabemos que imprevistos acontecem, mas reforçamos que, ao não comparecer a uma consulta e não avisar com antecedência, a pessoa está tirando a oportunidade de outra ser atendida. Temos unidades com alta demanda e precisamos contar com o compromisso de todos para garantir um atendimento mais ágil e eficiente.”
O Centro Vida de Especialidades e as UBSs Paulista e Santa Lúcia concentraram o maior número de atendimentos médicos, superando as mil consultas cada. Essas mesmas unidades também registraram altos índices de faltas.
A Prefeitura reforça que, caso o paciente não possa comparecer ao atendimento agendado, é fundamental que ele avise com antecedência na própria unidade de saúde. Assim, a vaga pode ser remarcada para outro morador, evitando prejuízos ao sistema e contribuindo para o bom funcionamento da saúde pública.
Foto: Divulgação / PMCB