Caminhos da Educação será tema do 35º Seminário de Educação

Professores, auxiliares de ensino, gestores escolares e equipe técnica da SMEC se reúnem segunda-feira (04), com o propósito de incluir, aprender e inovar
Com o tema “Caminhos da Educação: Incluir, Aprender e Inovar”, mais de mil profissionais da área, entre professores, auxiliares de ensino, gestores escolares e equipe técnica da secretaria, são esperados no 35º Seminário Municipal de Educação de Campo Bom. Evento anual, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, acontece na segunda-feira, dia 04 de agosto, a partir das 13h30, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.
Principal objetivo do seminário é proporcionar a reflexão sobre o papel dos professores e a importância da troca de experiências na qualificação das práticas pedagógicas. Com esse propósito, as temáticas a serem abordadas são “Ações Educativas para pensar a inclusão: como sustentar a escola como um espaço para o comum”, que terá como palestrante Simone Bicca Charczuk; e “Entre a Inovação e a Regulação: O futuro da Tecnologia na Educação Básica”, com Bruna Provenzano.
Na abertura dos trabalhos, haverá apresentação da Orquestra de Novo Hamburgo, apresentação do Curta Educação Integral – Campo Bom – EMEF Dona Augusta e pronunciamentos da secretária de Educação e Cultura, Mara Daubermann; do Reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa; e do prefeito Giovani Feltes.
“Os cuidados com o aprendizado e com o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes são de suma importância para que tenhamos, ali adiante, cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações. E o preparo dos profissionais da educação, igualmente, terá reflexos profundos no preparo desses jovens para os desafios que enfrentarão no cotidiano da vida adulta. Por isso, todos os esforços para a realização de um grande seminário são mais que justificados”, observa o prefeito.
A secretária Mara Daubermann também destaca a importância do seminário para a troca de experiência e o compartilhar de saberes entre todos os profissionais da sua pasta. “O evento foi pensado no sentido de promover um espaço de acolhimento e formação para professores e gestores escolares, com foco na valorização dos profissionais da educação, no fortalecimento do bem-estar docente e na construção de práticas institucionais de cuidado e apoio mútuo nas comunidades escolares”.
AS PALESTRANTES
Simone Bicca Charczuk – Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Especialização em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora da Faculdade de Educação FACED/UFRGS. Tem experiência na área de Psicologia, Psicanálise, Educação e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, psicanálise, ensino superior, professores, ambientes de ensino na web e novas tecnologias.
Bruna Provenzano – Mestre em Comunicação Social pela PUCRS, especialista em Jornalismo e Convergência de Mídias e graduada em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo pela Universidade Feevale (2009). Foi coordenadora da Mostra Curta Inclusão e Diversidade, que exibe filmes produzidos nas escolas. Trabalha na formação de professores sobre o uso da Linguagem Audiovisual aplicada à educação básica.