Campo Bom realiza mais de 45 mil atendimentos em saúde no mês de agosto

Os números da saúde seguem altos em Campo Bom. Somente no mês de agosto, foram 45.403 atendimentos gerais, incluindo procedimentos como pré-câncer, vacinas, curativos, aferição de pressão, orientações e outros serviços essenciais de atenção básica. Desse montante, 14.017 foram consultas médicas nas unidades básicas de saúde e centros especializados, o que evidencia o esforço contínuo da gestão municipal em garantir acesso ao atendimento médico de qualidade para a população. Em junho foram 40.894 pessoas atendidas e em julho, 48.797.

Outro dado importante e que gera preocupação à Administração Municipal é o número de pessoas que deixam de comparecer às consultas médicas previamente agendadas. Em junho foram 1.219 faltosos, o que representa 9% dos agendamentos do mês; em julho, 1.384 (10%) e em agosto caiu para 1.033, ou seja, 8,65% das pessoas não compareceram às consultas.

A ausência dos pacientes continua representando um problema que impacta diretamente na eficiência do sistema, gera desperdício de vagas e compromete o atendimento de quem mais precisa. O prefeito Giovani Feltes insiste na necessidade de a população se conscientizar: “Imprevistos acontecem, mas não podemos aceitar como normal que tanta gente não compareça às consultas e não avise com antecedência. Quem age assim está tirando a oportunidade de outra pessoa ser atendida.”

A Prefeitura reforça que, caso o paciente não possa comparecer ao atendimento agendado, é fundamental que ele avise com antecedência na própria unidade de saúde. Assim, a vaga pode ser remarcada para outro morador, evitando prejuízos ao sistema e contribuindo para o bom funcionamento da saúde pública.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulista concentrou o maior número de atendimentos médicos (1.861), seguida pelo Centro Vida de Especialidades (1.596), a UBS Santa Lúcia (1.462) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Porto Blos (1.235), que superaram as mil consultas cada. As especialidades mais procuradas no mês de agosto foram Fisioterapia (184), Ginecologia (166), Oftalmologia Adulto (159), Acolhimento CAPS (139) e Nutrição (136).

Vale ressaltar, também, que 944 atendimentos, no mês de agosto aconteceram no horário estendido, após as 17h, nas unidades Paulista, Santa Lúcia e Operária, o que representa 6,73% dos pacientes. Os números demonstram o comprometimento do município em oferecer atendimento de qualidade, com horários estendidos para melhor atender a população trabalhadora.

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