Ação da Fiscalização resulta na interdição de estabelecimento comercial
Cumprindo sua função de fiscalizar e controlar ambientes, produtos e serviços que possam apresentar riscos à saúde da população, a Vigilância Sanitária de Campo Bom tem uma rotina de visitas a estabelecimentos comerciais instalados no município. Em uma ação, na quinta-feira (15), liderada pela Fiscalização Municipal, com a participação da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal, foram constatadas várias irregularidades em um estabelecimento que fabricava e comercializava sorvetes, no Bairro Aurora. O local foi interditado, pois não possuía Alvará de Licença do Município, Alvará do Corpo de Bombeiros (PPCI) e Alvará Sanitário, documentos indispensáveis para a fabricação e comercialização de alimentos. Além disso, a Vigilância Sanitária identificou condições precárias de higiene e um ambiente insalubre, incompatíveis com as normas sanitárias exigidas para a produção de alimentos, configurando risco direto à saúde da população. Também foi verificado que a atividade era exercida em prédio de madeira, o que não é permitido pela legislação municipal.
Diante das irregularidades, o estabelecimento foi interditado de forma imediata, com base em relatório técnico e registros fotográficos, permanecendo fechado até que todas as exigências legais, sanitárias e de segurança sejam integralmente cumpridas.
A fiscalização e a atuação da Vigilância Sanitária são essenciais para prevenir riscos à saúde pública, garantindo que alimentos comercializados estejam dentro dos padrões de higiene, segurança e qualidade exigidos pela legislação. A ação continuará nesta semana e tem foco na segurança da população e na proteção dos estabelecimentos comerciais regularmente instalados e licenciados.