Campo Bom é destaque no atendimento em turno integral na Educação Infantil

Com base nos dados apresentados pelo Observatório da Educação Infantil no Rio Grande do Sul, emitido no ano de 2024, Campo Bom aparece em destaque, sobretudo no que se refere ao atendimento em turno integral. Dentre as crianças de zero a três anos, a cidade aparece em 3º lugar, na Região Metropolitana de Porto Alegre, atingindo o percentual de 78% de crianças matriculadas. Quando o foco se volta para a etapa da pré-escola, o município aparece em 2º lugar, com um atendimento de 109% das crianças matriculadas. 

A Educação Infantil em tempo integral é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças, impactando positivamente no seu desempenho escolar futuro, na segurança alimentar e nutricional e no apoio às famílias. “A busca constante de Campo Bom pelo atendimento em tempo integral, de 100% das crianças, na etapa da Educação Infantil, vem ao encontro das novas Diretrizes Operacionais Nacionais de qualidade e Equidade para a Educação Infantil que visam assegurar não só o acesso, mas também a permanência com qualidade e equidade”, argumenta a secretária Municipal de Educação e Cultura, Mara Daubermann.

O público alvo do projeto, diretamente atingido, constitui-se em todas as crianças de zero até cinco anos, residentes e domiciliadas no município de Campo Bom. Já o público indiretamente atendido constitui-se nas famílias destas crianças, que encontram no atendimento oferecido pela Rede Municipal de Ensino, a segurança e a tranquilidade para deixar seus filhos, enquanto estão nos seus respectivos locais de trabalho.

Atualmente a Rede Municipal de Campo Bom atende 3.071 crianças, 1.799 na etapa creche e 1.272 na etapa pré-escola. O horário de atendimento das 23 EMEIs – Escolas Municipais de Educação Infantil é das 6h30 até às 18h. Além das 23 EMEIs, em seis EMEFs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental acontece a etapa da Educação Infantil, apenas para crianças da pré-escola e para aquelas cujas famílias fazem a opção pelo atendimento em turno parcial, com jornada de quatro horas.

Nas 23 EMEIs e seis EMEFs, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) conta com 29 diretores, 25 coordenadores pedagógicos, aproximadamente 420 professores, 175 auxiliares de ensino, 89 merendeiras, 75 auxiliares de limpeza e sete estagiários. Para garantir a qualidade do atendimento, a SMEC investe aproximadamente R$ 64 milhões, recursos oriundos do FUNDEB e também do próprio do orçamento municipal. Estes valores referem-se aos investimentos realizados ao longo do ano de 2024. Dentre estes valores estão contemplados desde os salários dos profissionais, os investimentos no que se refere à formação continuada dos mesmos, a aquisição de brinquedos, materiais pedagógicos, mobiliário e pequenas reformas realizadas para garantir que a oferta seja feita, com qualidade, até a compra da merenda escolar respeitando os critérios expressos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Rolar para cima