Campo Bom é selecionada no Novo PAC e receberá novo CAPS e investimento em UBS

Mais um importante avanço para a saúde pública de Campo Bom foi confirmado com o anúncio da nova etapa do Novo PAC Seleções do Governo Federal, na última quinta-feira (17). O município está entre os 130 selecionados em todo o Brasil para receber a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), voltado ao atendimento em saúde mental. No Rio Grande do Sul, apenas seis cidades foram contempladas — entre elas, Campo Bom.
A obra representa um investimento estimado em R$ 2,593 milhões, destinado à construção de uma nova estrutura que ampliará e qualificará os serviços de saúde mental no município. O novo CAPS seguirá oferecendo atendimento humanizado e multidisciplinar a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.
Além da obra do CAPS, Campo Bom também foi contemplado com R$ 158 mil para aquisição de um kit com mobiliário destinado às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), fortalecendo a estrutura física e a qualidade no atendimento à população.
“Esta seleção é um reconhecimento da nossa seriedade técnica e do trabalho comprometido da equipe técnica da saúde e da captação de recursos. A construção do novo CAPS vai suprir uma demanda importante da cidade e ampliar significativamente o cuidado com a saúde mental da nossa população”, afirma o prefeito Giovani Feltes. “Agora, iniciamos a etapa de elaboração e apresentação dos projetos ao Governo Federal, aguardando as diretrizes para dar sequência à execução”, completa.
Para a secretária municipal de Saúde, Luana Schnorr, a conquista representa mais um passo no fortalecimento da rede de atenção psicossocial: “A saúde mental é uma pauta prioritária. Teremos uma estrutura nova, moderna, acessível, preparada para acolher com dignidade quem mais precisa. Além disso, os recursos para as UBSs permitirão melhorar ainda mais o ambiente de atendimento, beneficiando diretamente os usuários do SUS.”
A Administração Municipal reforça que segue comprometida com o cuidado integral à saúde, ampliando o acesso e garantindo que os serviços públicos sejam cada vez mais humanos, resolutivos e próximos da comunidade.
Foto: Divulgação PMCB