Campo Bom realiza mutirão de exames preventivos de Câncer de Boca no dia 10

Em alusão ao Maio Vermelho, o Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde atenderá das 8h às 17h, no Centro Vida de Especialidades
Em alusão ao Maio Vermelho, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de boca, a Prefeitura de Campo Bom, por meio do Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, no dia 10 de maio, um mutirão de exames preventivos. A atividade, aberta a toda a comunidade campo-bonense, ocorrerá no Centro Vida de Especialidades, das 8h às 17h.
A secretária de Saúde do Município, Luana Schnorr, explica que o exame é simples e não é necessário agendar. “Basta ir ao Centro Vida e solicitar a sua realização. Lesões na boca, especialmente as que não doem ou que não cicatrizam, devem ser avaliadas”, ressalta a secretária. O câncer de boca não dói quando está na fase inicial e tem predileção por homens, fumantes e que fazem uso de bebida alcoólica.
MUTIRÃO DE DERMATOLOGIA
O mutirão de dermatologia, em parceria com a Liga Feminina, que estava previsto para o último sábado (26), também ocorrerá no dia 10 de maio, no Centro Vida. Seis profissionais atenderão das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, para reduzir a demanda.
VACINAÇÃO, TAMBÉM
Aproveitando a movimentação dos mutirões contra o câncer de boca e dermatológico, o Centro Vida, no dia 10, participará, também, do Dia D de Vacinação contra a gripe, para os grupos prioritários. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
No Dia D de Vacinação, as unidades de saúde 25 de Julho, Aurora, Celeste, Firenze, Imigrante Norte, Imigrante Sul, Operária, Paulista, Porto Blos, Quatro Colônias, Rio Branco e Santa Lúcia e o Centro Materno Infantil (CMI) atenderão das 8h às 16h30. Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas com mais de 60 anos; crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com comorbidades; profissionais da saúde; gestantes; puérperas; professores; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; trabalhadores dos correios e trabalhadores portuários. É importante apresentar, além de documento com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação, comprovante de trabalho ou laudo atestando a comorbidade, quando for o caso.