Comunidade atende ao chamado e Campo Bom elege 18 delegados à Consulta Popular

O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Campo Bom realizou Assembleia Pública na terça-feira (26), com objetivo de apresentar à população a Consulta Popular 2025/26 e escolher os representantes do município para a Assembleia Regional Ampliada. Mais de 180 pessoas compareceram à Câmara de Vereadores, o que garantiu a escolha de 18 delegados.

As propostas escolhidas, que serão defendidas na Assembleia Regional Ampliada, dia 11 de setembro, na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, são as seguintes: ampliação e melhorias no Cinema do CEI; recuperação e correção do solo incentivando a adoção de boas práticas de manejo do solo, a fim de alcançar a sustentabilidade nas atividades desenvolvidas na propriedade; implantação de programa de castração e microchipagem gratuita para cães e gatos em situação de rua; criação de um parque de inovação tecnológico de desenvolvimento (incubadoras de startup), destinado à capacitação de jovens de baixa renda, dando acesso aos laboratórios.

Participação cresce

A Consulta Popular 2025/26 recebeu 1.376 propostas populares por meio do site oficial, número que representa um aumento de 22,82% em relação ao ano anterior, que registrou 1.120 sugestões. Seu orçamento é de R$ 60 milhões, que será destinado aos projetos escolhidos pela população nas votações regionais. Os recursos serão distribuídos entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), considerando critérios técnicos.

Sobre a Consulta Popular

Criada em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação direta da população na definição das prioridades regionais. Por meio dela, os cidadãos influenciam diretamente a destinação de parte dos recursos do orçamento estadual. Ao longo de mais de duas décadas, a iniciativa se consolidou como uma política pública de escuta e construção coletiva, incentivando o desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul. O processo é coordenado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e conta com a participação dos Coredes, lideranças locais e a sociedade civil.

Votação popular

A votação popular ocorrerá de 6 a 10 de outubro e para alcançar os recursos será necessária a participação mínima de 2% dos eleitores do município. A votação é online e desde já a Prefeitura convoca a comunidade.

Foto: Fernando Santos/PMCB

Rolar para cima