Emater apresenta ao prefeito relatório de 2025 e planejamento para 2026
O extensionista rural responsável pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Moisés Eloi, esteve reunido com o prefeito Giovani Feltes e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Régis Thoen, na quinta-feira (18). Objetivo da visita ao Centro Administrativo foi encaminhar ao prefeito o relatório de atividades desenvolvidas pela instituição no Município em 2025 e também o planejamento para 2026. As prioridades para o próximo ano são definidas juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, onde é elaborado o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) para o quadriênio 2026-2029; este plano, norteia as principais ações que serão trabalhadas pelos próximos quatro anos, e anualmente é discutido e atualizado.
A Emater de Campo Bom assessora cerca de 120 agricultores familiares com visitas nas propriedades, consultas técnicas no escritório, planejamento da merenda escolar, auxílio na gestão patrulha agrícola, feira do agricultor, elaboração projetos técnicos e formalização de agroindústrias familiares do município. A instituição atende no Espaço Cidadão/Cidadania, na Av. dos Estados, 900. O telefone é pelo telefone (51) 3598.5306, whatsapp (51) 98041.3082.
Entre os principais objetivos da parceria Prefeitura/Emater/agricultores locais estão o aumentar a renda das famílias assistidas, através de incrementos de produção, produtividade e qualidade dos produtos, atuando no planejamento e gestão das propriedades e na profissionalização dos agricultores, utilizando-se de tecnologias validadas pela pesquisa e fomentadas pelas políticas públicas, tendo como princípios a diversificação produtiva e a agroindustrialização; promover o uso racional dos recursos naturais, atuando em ações que orientem a conservação do solo e da água, a correta utilização dos insumos agropecuários, a utilização de fontes de energia renováveis, respeitando a legislação ambiental e com vistas à adoção do Sistema de Produção Integrada; assessoramento ao público e suas organizações, na defesa e garantia dos direitos socioassistenciais, promovendo ações de inclusão social e produtiva, de maneira articulada com órgãos públicos de defesa de direitos para a promoção da cidadania e o enfrentamento das desigualdades sociais.
Além de seguir produzindo para a merenda da rede municipal de ensino e para a Feira do Agricultor (que ocorre todos os sábados), entre os objetivos dos agricultores familiares de Campo Bom para 2026, está a participação em eventos como o Rodeio Crioulo, a Festa do Motorista e o Campo Bom Para Negócios, com a comercialização de seus produtos.