EMEF Morada do Sol recebe menção honrosa na FIP/INOVAMUNDI com pesquisa sobre padrões estéticos

A pesquisa “Espelho, Espelho Meu, Quem Dita o Que Sou Eu?”, desenvolvida na EMEF Morada do Sol sob orientação da professora Vitória Duarte Wingert, recebeu menção honrosa na categoria Ciências Humanas durante a Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), parte do INOVAMUNDI, evento internacional promovido pela Universidade Feevale, durante a última terça-feira (02).

O projeto, conduzido pelas estudantes Ágatha Alvarenga da Rocha Kayser, Laura Rafaela Weiss de Oliveira e Isadora dos Santos, do 7º ano, transformou um problema cotidiano e urgente — os impactos de padrões estéticos inalcançáveis, em uma investigação profunda e socialmente relevante. A pesquisa abordou temas como insegurança corporal, baixa autoestima, gordofobia e bullying, questões especialmente intensificadas no ambiente escolar.

Com base na metodologia de pesquisa-ação, as estudantes foram protagonistas do processo. Entre as atividades realizadas estiveram rodas de conversa sobre autoimagem, produções de podcast com relatos pessoais, intervenções artísticas, mural interativo com mensagens de empoderamento e a instalação “Espelhos com Voz”, que levou frases de encorajamento aos banheiros da escola. Também foram realizadas sessões fotográficas celebrando a diversidade corporal, circulação de cartas anônimas de apoio e ações para séries iniciais, como contação de histórias, exibição do curta “Reflexo” e palestra sobre gordofobia.

Os resultados foram significativos. Alunos que antes reproduziam discursos prejudiciais passaram a questionar criticamente os padrões impostos, fortalecendo a autoestima, o respeito e a empatia dentro da escola. A comunidade escolar também adotou práticas mais inclusivas e acolhedoras.

A participação na FIP/INOVAMUNDI ampliou o alcance do trabalho, permitindo que ele fosse discutido e valorizado em ambiente acadêmico de referência. A menção honrosa consolida o impacto da iniciativa e reafirma o papel da escola como espaço de transformação social.

Rolar para cima