Guarda Municipal mostra às crianças “Uma Escola Boa pra Cachorro”

A Guarda Municipal de Campo Bom deu início ao projeto “Uma Escola Boa pra Cachorro”, iniciativa educativa e inovadora que leva cães de trabalho até as escolas do município para aproximar a segurança comunitária das crianças e transmitir valores fundamentais para a formação cidadã. O projeto marca, também, o início da implantação efetiva da Patrulha Escolar em todas as unidades de ensino da cidade, reforçando a presença preventiva da Guarda no ambiente escolar. A primeira atividade ocorreu na quinta-feira (17), na EMEI Santo Antônio.
Destinado a alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, o projeto utiliza a linguagem lúdica e o carisma de dois cães da corporação para abordar temas como respeito, higiene pessoal, bullying, importância dos estudos, prática de esportes e atividades físicas. As ações são conduzidas pelos guardas, com o apoio da dupla canina Kiara, uma pastora belga malinois de quatro anos de idade, especializada em faro; e Odin, um pastor alemão de dois anos, treinado para patrulhamento.
“A presença dos cães desperta nas crianças curiosidade e empatia, criando um ambiente acolhedor e propício à aprendizagem. De forma leve e interativa, os guardas aproveitam esse vínculo para transmitir mensagens que contribuem para o desenvolvimento de bons hábitos e valores sociais desde cedo”, observa o secretário Municipal de Segurança, Fernando Lehnen.
Além de promover educação e cidadania, o projeto busca quebrar barreiras e fortalecer a confiança entre os estudantes e os agentes de segurança, mostrando que a Guarda Municipal está presente também para orientar, proteger e construir uma relação positiva com a comunidade escolar.
Inspirado na iniciativa “Uma História Boa pra Cachorro”, desenvolvida pelo Canil do 8º DPR da Polícia Penal de Venâncio Aires, o projeto campo-bonense adapta a proposta à realidade local, unindo o trabalho técnico dos cães com uma abordagem pedagógica e preventiva. Com duração média de 45 minutos a uma hora, “Uma Escola Boa pra Cachorro” promete deixar um impacto duradouro no comportamento e na percepção das crianças em relação à segurança pública.