Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) incentiva atividades culturais em Campo Bom

Criada pela Lei Federal nº 14.399, de 8 de julho de 2022, essa política pública estabelece um sistema de fomento cultural em parceria entre União, Estados, Distrito Federal, Municípios e sociedade civil, com base na valorização da diversidade, democratização e universalização do acesso à cultura no Brasil. O programa tem como objetivo incentivar a produção artística, promover a diversidade cultural e ampliar o acesso da população a atividades culturais gratuitas. Os projetos inscritos são propostos e executados por entidades, associações, produtores culturais e passaram pela avaliação de pareceristas externos, responsáveis pela análise técnica conforme os critérios estabelecidos em lei. Apenas propostas que desrespeitassem a legislação poderiam ser desclassificadas.
Neste ano, Campo Bom já recebeu uma série de iniciativas contempladas pela PNAB. Entre elas, o Bivaque da Poesia Gaúcha Piá, organizado pelo CTG M’Bororé durante a Semana Farroupilha, que reuniu jovens talentos em torno da tradição gaúcha, e o Projeto Gravidade Cênica, que ofereceu oficinas artísticas gratuitas no CEU das Artes, aproximando famílias da cultura em um espaço de convivência.
Ao todo, 35 projetos foram aprovados e estão em execução no município, contemplando diferentes expressões culturais. Os projetos são: “NOVOS IMIGRANTES”, DO CENTRO CULTURAL EINTRACHT; Gravidade Cênica; “DANÇA E ALEGRIA: MOVIMENTO PARA MELHOR IDADE”, DO GLOCKENTHAL VOLKSTANZGRUPPE; História em Quadrinhos; PARADA LIVRE; Nada Floresceu em 99; BIVAQUE DA POESIA GAÚCHA PIÁ DO CTG M’BORORÉ; Arraial da Terceira Idade; CAMINHOS DE EXU: FESTA, FÉ E ANCESTRALIDADE; Campo Bom – Território AfroSagrado; CONCURSO LITERÁRIO DA ALCB – MOSAICO DE VOZES (2ª EDIÇÃO); Contágio do Firmamento; DESCOBRINDO POSSIBILIDADES: PRODUÇÃO DE LIVROS INFANTIS ACESSÍVEIS; Éramos Dois Pela Manhã; ESPERANDO RODA; Faces de Campo Bom; FORMAÇÃO EM ACESSIBILIDADE EM PROJETOS CULTURAIS; Fragmentos da Cidade; FRIDA; Gravidade Cênica; MEMÓRIAS QUE DANÇAM: CULTURA POPULAR NA MELHOR IDADE; Minha Vida é um Circo; O Anjo do Senhor – Apocalipse; MINHA IDENTIDADE DO CTG PALANQUES DA TRADIÇÃO; Oficina de Escrita Criativa; PALHAS E PENAS – A ODISSEIA DE TOMÁS E FEL; Recosturando; RECUERDOS; TecnoRaízes: Tradição e Futuro em Sintonia Digital com uso de IA; VOZES DA COMUNIDADE; Campo Bom em Movimento; FESTIVAL CONEXÃO MÚSICA VIVA; I Festival de Curtas de Campo Bom; CULTURA ILUSTRADA: PAPEL, LÁPIS E MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR e Samba Nóis.