Procon de Campo Bom realiza mais de 700 atendimentos no mês de novembro
Com a missão de defender os direitos dos consumidores, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor Procon) de Campo Bom realizou 745 atendimentos no mês de novembro de 2025. O órgão atua de forma preventiva e repressiva contra práticas abusivas, buscando sempre o equilíbrio nas relações de consumo. Foram 385 atendimentos pelo WhatsApp, 152 via e-mail, 140 presenciais e 68 por telefone.
Esses números mostram que um dos destaques no atendimento do Procon de Campo Bom é a disponibilização do atendimento online, modalidade que tem se mostrado de grande eficácia, pois amplia e facilita o acesso da população aos serviços. Diferentemente de outros municípios que realizam atendimento apenas presencial e mediante agendamento, o modelo adotado em Campo Bom se apresenta mais ágil, prático e incluso, garantindo maior efetividade na resolução das demandas.
Outro ponto de destaque no serviço ao consumidor, em Campo Bom, é o convênio mantido com o Fórum da Comarca local, que possibilita o encaminhamento das demandas que não obtêm solução na esfera administrativa. Nesses casos, é elaborada a petição inicial e o processo é devidamente remetido ao Juizado Especial Cível, garantindo ao consumidor a continuidade da busca pela efetiva tutela de seus direitos.
Somente no mês de novembro, de todas as reclamações, consultas ou denúncias, foi necessária a abertura de 107 novos registros. O relatório do Procon de Campo Bom também mostra que as principais reclamações registradas no mês foram serviços financeiros (bancos, cartões e empréstimos), energia elétrica e abastecimento de água, telefonia e internet, questões de saúde e lojas online.
Sempre buscando contribuir para o fortalecimento da cidadania e para o equilíbrio nas relações de consumo, o Procon de Campo Bom, para o próximo período, pretende expandir as campanhas educativas junto à população, intensificar as fiscalizações em setores com maior índice de reclamações, aperfeiçoar os sistemas de atendimento digital para maior agilidade e transparência e fortalecer parcerias institucionais para ampliar o alcance das ações.
O PROCON de Campo Bom atende na Avenida dos Estados, 900, no Espaço Cidadão/Cidadania; seu telefone é (51) 3597-4203; E-mail: procon@campobom.rs.gov.br.