PROCON de Campo Bom realiza mais de 900 atendimentos no mês de setembro

Tendo como missão a defesa e a promoção dos direitos dos consumidores, o PROCON de Campo Bom realizou 903 atendimentos no mês de setembro de 2025. Atuando de forma preventiva e repressiva contra práticas abusivas, buscando sempre o equilíbrio nas relações de consumo, foram 360 atendimentos pelo WhatsApp, 240 presenciais, 174 por telefone e 129 via e-mail.
Os números mostram que um dos destaques no atendimento do PROCON de Campo Bom é a disponibilização do atendimento online, modalidade que tem se mostrado de grande eficácia, pois amplia e facilita o acesso da população aos serviços. Diferentemente de outros municípios que realizam atendimento apenas presencial e mediante agendamento, o modelo adotado em Campo Bom se apresenta mais ágil, prático e incluso, garantindo maior efetividade na resolução das demandas.
Outro ponto de destaque no serviço ao consumidor é o convênio mantido com o Fórum da Comarca de Campo Bom, que possibilita o encaminhamento das demandas que não obtêm solução na esfera administrativa. Nesses casos, é elaborada a petição inicial e o processo é devidamente remetido ao Juizado Especial Cível, garantindo ao consumidor a continuidade da busca pela efetiva tutela de seus direitos. Somente no mês de setembro, de todas as reclamações, consultas ou denúncias, foi necessária a abertura de 145 processos administrativos. O relatório do PROCON de Campo Bom também mostra que as principais reclamações registradas no mês foram serviços financeiros (bancos, cartões e empréstimos), energia elétrica, abastecimento de água, telefonia e internet.
Sempre buscando contribuir para o fortalecimento da cidadania e para o equilíbrio nas relações de consumo, o PROCON de campo Bom está expandindo as campanhas educativas junto à população e intensificando a fiscalização em setores com maior índice de reclamações. O órgão também busca aperfeiçoar os sistemas de atendimento digital para maior agilidade e transparência; e fortalecer parcerias institucionais para ampliar o alcance das ações.
O PROCON de Campo Bom atende na Avenida dos Estados, 900, no Espaço Cidadão/Cidadania; seu telefone é (51) 3597-4203; E-mail: procon@campobom.rs.gov.br.