Profissionais da Educação iniciam curso Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna

Diretores e vice-diretores do ensino fundamental, coordenadores dos centros educacionais e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), de Campo Bom, iniciaram nesta quinta-feira, dia 31 de julho, o curso Gestão Nota 10, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna. A principal proposta da formação é fortalecer a gestão educacional como eixo estruturante para a melhoria da aprendizagem nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
O prefeito Giovani Feltes participou da abertura do encontro, no Auditório da SMEC, e destacou a importância do Instituto Ayrton Senna na capacitação dos profissionais da Educação. “Na minha gestão anterior, já tínhamos firmado parceria com instituto e os resultados foram bastante significativos”, observou o prefeito.
O curso Gestão Nota 10 objetiva desenvolver lideranças e consolidar uma rede integrada de escolas autônomas, sob a gestão de diretores tecnicamente preparados, capazes de promover avanços significativos nos indicadores educacionais. A formação continuada tem carga horária de 36 horas e apoio de materiais específicos; acompanhamento sistemático e técnico quinzenal nas escolas, orientado por dados quantitativos e qualitativos; elaboração de Planos de Metas e Ações para cada unidade escolar, com monitoramento mensal; gestão por evidências, com foco em quatro áreas estratégicas: aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional.
O modelo opera com base na estrutura já existente da Secretaria de Educação, promovendo maior articulação dos recursos disponíveis e institucionalizando práticas gerenciais com foco no sucesso escolar dos estudantes. Também prevê o uso das plataformas digitais Humane (formação) e Farol (monitoramento).
Ao adotar o Gestão Nota 10 como política pública, o município fortalece sua capacidade de planejamento, monitoramento e tomada de decisões pedagógicas fundamentadas em evidências, reafirmando o compromisso com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento integral dos alunos. Com o início da implementação do curso, dia 24 de julho, por meio de um evento online de sensibilização, já foi observado o envolvimento das equipes escolares com os princípios da proposta.