Prefeitura edita novo decreto e restringe acessos a Campo Bom

Com a finalidade de prevenir a proliferação do Coronavírus a prefeitura de Campo Bom decidiu reduzir o número de vias que permitem o acesso de veículos à cidade e restringir a entrada apenas para moradores ou pessoas que trabalhem ou comprovem vínculo com Campo Bom. Dos cerca de 20 acessos que permitem entrar no perímetro urbano do município, quatro ficarão abertos ao trânsito, mas monitorados por agentes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

A ação é uma das medidas prevista no decreto que já está publicado, o terceiro relativo ao Coronavírus. As medidas restritivas ao trânsito passam a valer a partir de amanhã. O decreto prevê ainda o fechamento do comércio a partir de segunda-feira, excetuando mercados, supermercados, padarias, farmácias, pecuárias, clínicas e afins. Também proíbe a circulação de pessoas nas ruas salvo em casos como aquisição de alimentos, medicamentos, água e demais bens essenciais. Prevê aplicação de multa e até mesmo fechamento de estabelecimentos e cassação de alvará de funcionamento em caso de descumprimento. O fechamento dos acessos começa às 6h deste sábado e as demais medidas começam a valer segunda-feira com previsão de 20 dias de duração.

Segundo o prefeito Luciano Orsi, a medida severa se faz necessária tendo em vista a importância do município em proteger sua comunidade, inclusive àqueles que ainda não compreenderam a periculosidade do vírus. “Tem pessoas andando pelas ruas como se estivessem em férias e o Município adotando medidas de contenção que precisam ser respeitadas”, destaca. A íntegra do decreto pode ser conferida no site da prefeitura e em suas redes sociais.

Durante a manhã de hoje, caminhões da prefeitura já começaram a colocação de canos de concreto em todas as ruas atingidas pela medida. O material foi colocado ao longo dos acostamentos para serem dispostos nos pontos de fechamento amanhã.

A intenção é manter agentes de trânsito em cada um dos quatro pontos monitorados, local onde os veículos com placas diferentes de Campo Bom (ou as novas, do Mercosul) serão parados para identificação. Um comprovante de endereço, documento do veículo com registro de Campo Bom ou mesmo comprovante de compromisso na cidade poderá ser apresentado pelos condutores.

Para as empresas que continuam abertas – o decreto também restringe o número de pessoas nestes ambientes – a prefeitura enviou um formulário que será entregue aos colaboradores para a devida identificação nos pontos de acesso.

“Todos os agentes estão orientados a usar o bom senso em cada caso. Obviamente que nossa intenção não é banir as pessoas daqui, mas garantir que este ir e vir não acabe contaminando nossa comunidade”, alerta Orsi.

Campo Bom foi a primeira cidade do RS a positivar Coronavírus num paciente já curado com êxito justamente devido aos cuidados impostos pela Secretaria Municipal de Saúde nos ambientes públicos. Depois de contabilizar seu segundo caso – também recuperado com sucesso – a cidade tem hoje 12 casos suspeitos de Coronavírus.

Acesse o Decreto em: https://drive.google.com/file/d/1_srZvH5S-e3aBFcodEi-goc2bpgjCEpq/view