Visita técnica a Bento Gonçalves fortalece ações de proteção às mulheres em Campo Bom

Uma comitiva de Campo Bom esteve, na terça-feira (02), em Bento Gonçalves para uma visita técnica à Coordenadoria da Mulher e ao Centro Revivi, com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento da rede de proteção às mulheres daquele município. A ação buscou fortalecer o diálogo, qualificar práticas e trocar experiências para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência de gênero.

O grupo foi formado pela vice-prefeita Gênifer Engers, pelas enfermeiras do Hospital Lauro Reus, Rubia Burgdurff e Bruna Fernandes, pelas coordenadoras Bianca Beck (CRAS), Luciana Dargas (CREAS), Aline Ross (Atenção Básica da Saúde) e Ione Georg Pedde (Divisão Técnica da Assistência Social) e pela vereadora Michele Closs, representante da Procuradoria da Mulher.

A comitiva foi recebida pela coordenadora Patrícia Da Rold e equipe, que apresentaram o trabalho integrado desenvolvido em Bento Gonçalves. Durante a visita, foram detalhados os serviços socioassistenciais oferecidos às mulheres em situação de violência, os protocolos de acolhimento, as ações preventivas e educativas e a articulação entre diferentes setores da rede de atendimento.

Os profissionais também abordaram a importância de identificar precocemente sinais de violência, os tipos de agressões, físicas, psicológicas, patrimoniais, sexuais e morais, e os fluxos de encaminhamento para garantir proteção, orientação e cuidado às vítimas.

A iniciativa reafirma o compromisso de Campo Bom em buscar referências de boas práticas, qualificar sua própria rede de apoio e ampliar estratégias de prevenção. Com isso, o município segue fortalecendo o trabalho intersetorial e garantindo acolhimento humanizado às mulheres que mais precisam.

Rolar para cima