Prefeitura alerta: baixa adesão à vacinação contra a gripe aumenta risco no inverno

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom faz um alerta à população sobre a baixa cobertura vacinal contra a gripe no município, especialmente preocupante durante o período de inverno, quando as doenças respiratórias tendem a se agravar. Até o momento, a cobertura geral da vacinação está em apenas 24,17% da população, somando grupos prioritários e público em geral.
Entre os casos de Influenza A confirmados por exame laboratorial, foram registrados cinco óbitos no município, sendo quatro de pessoas não vacinadas com comorbidades e um de idoso de 87 anos, também com comorbidade e doença pulmonar pré-existente. Os dados reforçam a gravidade da doença, principalmente entre os mais vulneráveis.
Ao todo, foram aplicadas 15.203 doses da vacina contra a gripe até o momento. Entre os grupos prioritários, a cobertura alcançada foi de apenas 45,60% da população-alvo, com destaque para: idosos com 5.833 doses aplicadas, crianças com 1.250 doses e gestantes com 256 doses. Já entre a população em geral, foram aplicadas 7.864 doses, o que representa apenas 16,80% da população total.
A Prefeitura reforça que a vacinação é gratuita e continua disponível nas unidades de saúde, sendo a principal forma de prevenção contra formas graves da gripe. O imunizante é seguro, eficaz e pode evitar complicações respiratórias sérias que, em muitos casos, levam à hospitalização e até a óbito.
“Os dados são preocupantes. A vacina protege, especialmente os mais vulneráveis. Precisamos da colaboração de toda a população para evitar novas perdas e aliviar o sistema de saúde neste inverno”, destaca o prefeito Giovani Feltes.
A Secretaria de Saúde orienta que, mesmo quem não pertence ao grupo prioritário, deve procurar a unidade de saúde mais próxima e se vacinar.
Foto: Divulgação PMCB.