Campo Bom participa de encontro regional para buscar soluções na fila de exames, consultas com especialistas e cirurgias

O auditório do Prédio Azul da Feevale recebeu, nesta quarta-feira (13), um encontro promovido pela Associação dos Municípios do Vale Germânico (AMVAG) com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. A reunião reuniu representantes dos 14 municípios que integram o grupo para tratar de um desafio urgente: a fila de espera por exames, consultas especializadas e cirurgias via Estado, que hoje ultrapassa 40 mil pessoas na região, sendo 2.634 de Campo Bom.
O encontro foi marcado por um espaço de escuta, no qual gestores municipais relataram as principais necessidades nas áreas de alta complexidade, especialidades médicas e exames. A intenção foi apresentar as demandas de forma objetiva para que a Secretaria Estadual de Saúde e órgãos representativos, como a Famurs, possam ampliar o protagonismo na busca por recursos federais, garantindo mais investimentos em saúde para os municípios.
Durante a reunião, também foi reforçada a importância de explorar o potencial de cada município, desafiando a região a criar alternativas próprias para reduzir a dependência de centros de referência mais distantes e atender com mais agilidade à população.
O fortalecimento do Hospital Lauro Reus
No encontro, o prefeito Giovani Feltes destacou os investimentos que a Administração Municipal vem realizando no Hospital Dr. Lauro Reus, com foco em ampliar e qualificar atendimentos de média e alta complexidade. Atualmente, a instituição já oferece serviços especializados em oftalmologia e traumatologia de baixa e média complexidade, e há previsão de novos avanços.
Ainda, estão previstos investimentos para os próximos anos. “Investir no nosso hospital é investir na autonomia da saúde da nossa comunidade e da região. Quanto mais estrutura tivermos aqui, menos dependeremos de outros polos, garantindo mais agilidade e resolutividade no atendimento”, destacou o prefeito Giovani Feltes, presente ao encontro, acompanhado da vice-prefeita Genifer Engers e da secretária municipal de Saúde, Luana Schnorr.
A Prefeitura de Campo Bom segue trabalhando em parceria com os demais municípios e com o Estado para que a saúde regional avance, garantindo qualidade e acesso rápido a quem mais precisa.