XXII Bivaque da Poesia Gaúcha Piá valoriza a cultura e a educação

Dentro da programação da Semana Farroupilha de Campo Bom, o Parque do Trabalhador recebe nesta terça-feira (16) a 22ª edição do Bivaque da Poesia Gaúcha Piá, uma celebração que une tradição, educação e o talento das crianças e jovens do município. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Ao todo, foram 150 poemas inscritos por estudantes de 20 escolas da rede municipal de ensino, que tiveram como inspiração o tema “Orgulho Gaúcho” – valorizando os usos e costumes tradicionais e trazendo também referências à história de Campo Bom.
Nesta edição, os alunos concorrem em duas categorias: Piazito (3º ao 5º ano): troféu do 1º ao 5º lugar para os melhores textos e Piá (6º ao 9º ano): troféu do 1º ao 5º lugar para os melhores textos. Além disso, haverá premiação com troféus do 1º ao 3º lugar para os melhores declamadores em ambas as categorias. Todos os classificados recebem certificado de participação.
Para o prefeito Giovani Feltes, iniciativas como esta fortalecem tanto a tradição quanto o processo educativo: “A cultura tem um papel essencial na formação da nossa comunidade, pois atravessa gerações e dialoga com diferentes áreas do conhecimento. Quando valorizamos a tradição gaúcha, estamos também fortalecendo a educação, a identidade e os vínculos familiares. Iniciativas como o Bivaque são fundamentais para preservar e transmitir essa riqueza cultural que nos representa e nos orgulha.”
Organizado pelo CTG M’Bororé, via Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Governo Federal, o Bivaque conta com o apoio da Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. Os 24 poemas selecionados nesta edição estarão em destaque na programação, mostrando a força da nova geração em manter viva a chama da tradição gaúcha.