Campo Bom busca referências em polos de inovação do Vale do Taquari para fortalecer ecossistema tecnológico local
Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e preparar o município para novos avanços na área da inovação, uma comitiva de Campo Bom esteve em Lajeado, nesta quarta-feira (5), em uma série de visitas técnicas a importantes polos de inovação do Vale do Taquari.
A equipe foi composta pela secretária-geral de Governo, Beatriz Fagundes, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Regis Thoen, pela assessora da Sedetur, Renata Leão e pelo vereador João Paulo, representando a Câmara Municipal.
Durante o dia, o grupo conheceu o Pro_Move, espaço de inovação vinculado ao Labila (Laboratório de Inovação de Lajeado), o Vibee, laboratório de inovação da Unimed Vale do Taquari, e o Tecnovates, Centro de Tecnologia e Inovação da Univates.
O encontro teve como principal objetivo buscar referências e experiências de sucesso para a formatação da Lei de Inovação de Campo Bom, que está em fase de elaboração. A legislação será um marco importante para fortalecer o ecossistema de inovação, atrair investimentos, apoiar startups e fomentar o desenvolvimento tecnológico no município.
“Estamos construindo um ambiente favorável à inovação, que conecte governo, universidades, empresas e sociedade. Conhecer de perto experiências consolidadas, como as que vimos em Lajeado, nos inspira e nos ajuda a definir caminhos estratégicos para Campo Bom avançar com solidez nesse cenário”, destacou a secretária-geral de Governo, Beatriz Fagundes.
Com essa iniciativa, a Administração Municipal reforça o compromisso de planejar o futuro de Campo Bom com base em conhecimento, tecnologia e desenvolvimento sustentável, aproximando o município das cidades que lideram o movimento de inovação no Rio Grande do Sul.