Serviços Oferecidos
CREAS
O CREAS é responsável pela oferta de serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos.
As ações realizadas no CREAS pela equipe multiprofissional integram acolhida, escuta qualificada, acompanhamento psicossocial e articulação com a rede de serviços, entre outras ações, visando o fortalecimento de vínculos familiares, a garantia de direitos e aa prevenção da reincidência de violações.
Públicos atendidos
- Situações de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial com crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, bem como casos de negligência ou abandono.
 - Mulheres em situações de violência doméstica e familiar.
 - Situações de discriminação, abandono familiar ou violência motivada pela identidade de gênero e/ou orientação sexual – população LGBTQIA+
 - Pessoas em situação de rua.
 - Famílias em situação de ameaça, rompimento ou fragilização de vínculos ou risco social.
 - Situações análogas à escravidão, exploração ou outra violação grave de direito.
 - Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto determinadas judicialmente (LA /PSC).
 
Horário de atendimento
- Público em geral: segunda a quinta-feira, das 8h às 17h e sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
 
- Público em situação de rua no espaço coletivo – segunda a sexta-feira, das 8 às 12h (Disponibilizado um espaço de convivência em que o usuário pode fazer duas refeições por dia (café da manhã e almoço). Também há espaço para banho, higiene das roupas e armários para os pertences pessoais.).
 
Endereço e contatos do CREAS:
Endereço: Rua Rui Barbosa, nº 197 Centro – Campo Bom/RS
Contatos: (51) 3597-1248 | E-mail: creascentrosocial@campobom.rs.gov.br
O Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal é uma ferramenta de mapeamento das famílias de baixa renda residentes no município, e é a porta de entrada para programas sociais como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o BPC, entre outros.
No Setor do Cadastro Único são realizadas as entrevistas para cadastros novos, transferências de cadastros para o município e atualizações. Esses atendimentos consistem em coletar as respostas das famílias aos questionamentos dos formulários do Cadastro Único e a inserção dos dados em sua plataforma online.
Atendimentos:
Os atendimentos são marcados por agendamento, a fim de facilitar e otimizar o tempo das famílias. Os agendamentos podem ser realizados presencialmente na Sede do Cadastro (Rua doze de Outubro, 107, Centro) ou através dos telefones (somente ligações): 51 99660-8193 e 51 98033-2298.
O Setor atende nos seguintes dias e horários: segundas, terças e quintas das 8hs até às 12hs e das 13hs às 17hs. Na quarta feira, o setor atende das 8hs às 10hs e das 13hs às 17hs. Nas sextas feiras, das 7:30hs às 13:30hs.
Documentos:
Para realizar a entrevista, o Responsável Familiar, na data e horário agendada, deverá trazer os seguintes documentos: Carteira de Identidade ou Habilitação, Carteira de Trabalho, CPF e título de Eleitor seu e de todos os residentes da casa; dos filhos menores de 18 anos, ou crianças e adolescentes sob sua guarda (legalizada) os Comprovantes de Matrícula ou Frequência Escolar; dos filhos ou crianças sob sua guarda (legalizada) menores de 7 (sete) anos: certidão de nascimento e carteira de vacinação. E a conta de luz do domicílio (mesmo não sendo o titular da conta).
Outros atendimentos:
Além dos atendimentos na Sede do Cadastro, o Setor realiza entrevistas em domicílio das três modalidades de atendimento (atualizações, cadastros novos e transferências) em situações específicas e/ou por exigência dos programas sociais.
O Setor também faz o atendimento e o acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, com destaque para aquelas em situação de descumprimento de condicionalidades do Programa. Esses atendimentos são por agendamento e ocorrem nas segundas-feiras à tarde.
Alguns Programas Sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, o BPC, entre outros, necessitam de encaminhamentos do Setor. Nesses casos as famílias não precisam agendar horário, somente o Responsável Familiar comparecer munido de documento de identificação com foto dentro dos horários de atendimento para retirar a Folha Resumo e o Comprovante do Cadastro Único.
Horário de Funcionamento:
Segunda a Quinta das 12:30 às 18:30
Sexta-feira das 7:30 às 13:30
Av. Independência, 800 – Campo Bom / RS
CEP 93700-000 / (51) 3598.8600