Memórias da enchente de 2024 ganham espaço de reflexão e educação ambiental no Espaço Cultural Dr. Liberato

Exposição “Caminhos das Águas” iniciou nesta segunda-feira (5) e vai até dia 31 de maio

O Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (CEMEA) promove a exposição “Caminhos das Águas – A enchente e o despertar de uma consciência planetária”, no Espaço Cultural Dr. Liberato. A proposta convida a comunidade a mergulhar nas memórias da maior enchente da história de Campo Bom, ocorrida em maio de 2024, e a refletir sobre os efeitos das mudanças climáticas, por meio de uma programação educativa, sensível e transformadora.

A exposição reúne uma série de ações que unem ciência, afeto e território. Entre os destaques estão o Mural Memorial, com reportagens e registros da época da enchente; objetos recuperados dos entulhos acompanhados de relatos emocionantes de moradores; e um mural fotográfico com imagens das trilhas e percursos realizados por crianças, adolescentes e educadores do CEMEA.

Durante o mês, também serão promovidas rodas de conversa, oficinas, trilhas ecológicas e práticas ambientais — como plantios e mapeamentos de áreas de risco — que estimulam o protagonismo estudantil e a ação coletiva. O evento resgata não apenas lembranças de um momento doloroso, mas busca transformá-las em esperança e ação, fortalecendo a consciência ambiental e a solidariedade comunitária.

A abertura oficial da exposição ocorre no dia 7 de maio, às 14h, com apresentação dos projetos educativos desenvolvidos pelo CEMEA. Já no dia 17 de maio, acontece a Trilha Urbana “Entre Dois Arroios”, e no encerramento, 31 de maio, uma caminhada de observação de aves será realizada no entorno do centro ambiental.

A mostra é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados das 9h às 12h. Mais informações e a programação completa estão disponíveis nas redes sociais do CEMEA e do Espaço Cultural Dr. Liberato, ou pelo telefone (51) 3597-4547.

Foto: Divulgação PMCB.

toggle icon
Rolar para cima