Prefeitura fará manejo em árvores do Parcão em função da “erva-de-passarinho”

Nos próximos dias, a Prefeitura de Campo Bom fará um manejo em árvores do Parque da Integração Arno Kunz, o Parcão, próximo a Avenida João XXIII, para controlar a “erva-de-passarinho”. Essa planta é parasita: cresce sobre as árvores e penetra suas raízes nos galhos e troncos, retirando água e nutrientes do hospedeiro.

As sementes da erva-de-passarinho são espalhadas por aves e acabam se propagando de forma generalizada nas áreas urbanas. Por isso, o controle periódico é necessário para manter a saúde da vegetação. O manejo será feito por equipe técnica da Prefeitura, com poda seletiva dos pontos infestados e supressão de algumas árvores comprometidas.

É importante diferenciar a erva-de-passarinho de outras plantas nativas como bromélias e samambaias, que costumam crescer sobre os troncos, mas não são parasitas. Ao contrário, têm papel ecológico importante, servindo de abrigo e micro-habitat para a fauna.

A Administração Municipal recomenda à população que não arranque nenhum tipo de vegetação nos parques da cidade. A responsabilidade pelo manejo é exclusivamente da Prefeitura e o trabalho é orientado por um biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Rolar para cima