Você sabia que ao declarar seu imposto de renda, pode ajudar pessoas da nossa cidade?
Ao declarar o seu imposto de renda, você pode fazer mais do que apenas pagar: pode escolher ajudar. Você sabia que pode ajudar crianças, adolescentes e idosos da nossa cidade, sem gastar nada a mais com isso? Ao fazer a sua declaração do Imposto de Renda 2026 (modelo completo), você pode destinar até 6% do valor devido (3% para a Criança e 3% para o Idoso) diretamente para os fundos municipais.
O município de Campo Bom está cadastrado na Receita Federal para que o contribuinte do Imposto de Renda, no momento em que elaborar a sua declaração, possa destinar os valores a instituição que desejar ajudar.
Sua ajuda pode ir para:
– Conselho da Criança e Adolescente – os recursos são direcionados a projetos visando o bem estar das crianças e adolescentes do município. Algumas Instituições que normalmente participam do Edital: APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Bom, Fundação Francisco Xavier Kunst, Projeto Criança Cidadão, Lar Colmeia.
– Conselho do Idoso – os recursos são direcionados a projetos visando o bem estar do idoso. Instituição que normalmente participa do Edital: Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Esse valor, que já sairia do seu bolso, passa a financiar projetos que apoiam crianças e jovens e também os idosos do município. Essa é uma forma simples de garantir que parte do seu imposto tenha um destino concreto e transformador, pois enquanto muitos reclamam que os tributos não retornam ao município, você pode agir e fazer com que isso aconteça, basta querer ajudar.
A destinação é feita diretamente na declaração, de forma rápida e segura. Não muda o valor que você paga – muda o impacto que você gera. E sua decisão em contribuir, vai representar novas oportunidades para quem mais precisa. Se você vai pagar, escolha ajudar.
Como funciona?
Sem custo: O valor não sai do seu bolso, ele é abatido do montante que você já pagaria à Receita Federal.
Limite: É possível destinar até 3% para o Fundo da Criança e + 3% para o Fundo do Idoso.
Condição: A declaração deve ser no modelo completo.
Passo a passo no programa da Receita:
- Acesse a declaração e abra o programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda
- Vá até a opção de doação – Menu lateral: “Doações Diretamente na Declaração”
- Escolha o tipo e selecione:
“Criança e Adolescente” ou “Pessoa Idosa”
- Clique em “Novo” para incluir a doação
- Selecione o fundo: Tipo: Municipal – UF: RS – Município: Campo Bom
- Informe o valor – Digite o valor (o sistema limita automaticamente)
- Gere o DARF – O sistema vai gerar o DARF para pagamento
- Pague o DARF – Escolha a forma de pagamento Boleto ou PIX e efetue na data da DARF.
Importante
- A doação não aumenta o imposto, apenas destina parte dele
• Se não pagar o DARF, a doação não será validada.